Martha Nowill é uma atriz, escritora e roteirista brasileira. Nascida em São Paulo, onde também vive atualmente, começou a atuar profissionalmente aos 18 anos, e desde então foram mais de vinte e cinco filmes, dezoito séries e vinte peças de teatro. É formada em cinema pela FAAP e em teatro no Célia Helena. No audiovisual já trabalhou com os diretores Gustavo Vinagre, Fernando Meirelles, Pedro Morelli, Fabio Mendonça, Paulo Morelli, Maurício Faria, Selton Mello, Charly Braun, Lina Chamie, Julia Rezende, Felipe Barbosa, Clara Linhart, Marcela Lordy, Elena Ignez, entre outros.
No teatro atuou em projetos dirigidos por Ligia Cortez, Marco Antônio Braz, Elias Andreatto, Fernanda D Umbra, Mario Bortolotto, Bruno Guida e Isabel Teixeira.
Tem dois livros publicados, “Coisas Importantes também serão esquecidas” (companhia das letras 2025) e “O Que Ela Quer” (Edith 2012). Ganhou o prêmio de melhor roteiro no Festival do Rio, com “Vermelho Russo”, (filme pelo qual também foi premiada como melhor atriz no Festival Luso Brasileiro) e de melhor atriz coadjuvante, no Festival do Rio, por “Entre Nós”. Tem textos seus publicados nas revistas Piauí, Trip/TPM, Bazaar, Quatro Cinco Um e Vogue, Carta Capital e no jornal Folha de S.Paulo.
Entre seus trabalhos mais recentes no teatro estão os solos "Pagú – Até Onde Chega a Sonda", no qual também assina a dramaturgia e a idealização e “Renda-se” de Sophie Withinbank. No audiovisual, o filme “Privadas de suas vidas” de Gustavo Vinagre e Gurcius Guedner e “Pedaço de Mim”, série dirigida por Mauricio Faria para a Netflix.
