Juan Paiva recentemente emocionou milhares de pessoas em “Nosso Sonho”, longa-metragem musical de Eduardo Albergaria onde interpretou o cantor Buchecha, um dos protagonistas da produção. E repete o feito em “De pai para filho”, longa de Paulo Halm em que vive o protagonista José. Em meio a todo este movimento cênico, o jovem ator de 26 anos segue sua trajetória de aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional. O ator teve uma performance aclamada pela críticas em “Renascer”, ao dar vida à João Pedro, o filho caçula e rejeitado de José Inocêncio (Marcos Palmeira). Integrou o elenco de “Um lugar ao sol” (TV Globo), que o elegeu como Melhor Ator Coadjuvante pelo Prêmio APCA 2021, o ator retornou na faixa de horário da emissora ao mesmo tempo que estreava, no elenco principal de “Justiça 2”, série de sucesso da mesma emissora.
A imagem de Juan chegou à Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes através do longa-metragem “Sem Seu Sangue” (ou “Sick, Sick, Sick”, no título em inglês), de Alice Furtado. O ator, que teve parte da sua preparação com a professora Fatima Domingues, do Nós do Morro, escola de teatro do Vidigal onde sua trajetória artística começou. O ator estreou na TV em “Malhação – Viva a Diferença” e integrou o elenco de “Totalmente Demais”, todas na TV Globo.
No streaming participou de “As Five” (GloboPlay) e já contabiliza 16 anos desde sua estreia profissional no cinema em “5 x Favela” (Cacá Diegues), filme que inauguração sua presença nas telonas e foi seguido de outros sucessos, como os longas “Correndo Atrás” (Jeferson De) e “Vendo ou Alugo” (Betse de Paula). Um dos maiores expoentes de seu talento, no longa “M8 – Quando a morte socorre a vida” (Jeferson De) Juan interpretou Maurício, um jovem de origem humilde cursando medicina numa faculdade pública que era um dos poucos negros na universidade. Fora das telas o ator tem uma visão lúcida sobre a realidade da população negra na sociedade.